terça-feira, 19 de junho de 2012

Resumo Filosofia agosto 2º médio ETIP

Aula 5. Platão de Atenas (428 – 347 a.C.)

• Discípulo de Sócrates desde os 20 anos.

• Crítica à democracia ateniense após o julgamento de Sócrates.

• Escreveu 34 diálogos e 13 cartas, a maioria dos diálogos tem Sócrates como personagem principal.

• principais diálogos: A República, Eutífron, Críton, Fédon, o banquete,...

• O conhecimento sensível é fonte de erro devido à natureza imperfeita, instável e corruptível da matéria.

• Os objetos e as ações humanas são limitados, não chegam a contemplar as ideias plenas e perfeitas.

• Platão divide a realidade em dois níveis:

1. O mundo sensível - material, cópia imperfeita

2. O mundo inteligível - Ou mundo das ideias, o reino das formas, o ser.

• Platão utiliza mitos e alegorias para demonstrar suas teorias, em seus diálogos três mitos são destacados:
o A alegoria da Linha dividida.
o O mito de Er, ou a teoria da reminiscência.
o O mito da caverna.

1. A alegoria da linha dividida:




2. O mito de Er, ou a teoria da reminiscência:

Este mito, relatado no livro X da "República", conta a história de Er, um guerreiro que após morrer em batalha obteve permissão para voltar à vida, contando aos vivos o que se passava no além.
Segundo ele, as almas passavam por um processo aonde poderiam escolher a vida que teriam na Terra, após a escolha, esta era gravada na alma, tornando-se assim o destino desta alma, após isso era necessário passar pelas águas do rio Lethe, para esquecer a escolha feita.
Platão utiliza este mito para explicar nossa passagem pelo mundo das ideias e como não podemos fugir das consequências de nossas escolhas, devemos pois escolher sempre o bem.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resumo Filosofia 3º médio ETIP

Aula 1. A filosofia política de Thomas Hobbes (Inglaterra, 1588-1679)

• Formado em Oxford, esteve exilado na França durante a ditadura de Crownwell, conheceu Galileu, foi contemporâneo de Descartes e secretário de Francis Bacon.

• Sua principal obra: “O Leviatã”, publicada em 1651.

• Hobbes reuniu ideias do Racionalismo e do empirismo, partilhava do mecanicismo, rejeitando explicações metafísicas.

• Conceitos importantes:

1. Estado de natureza – Condição dos homens anterior á formação da sociedade civil.

2. Direito natural – É a liberdade que cada homem possui para usar seu próprio poder para a preservação de sua vida.

3. Estado – Homem artificial formado pela união de uma multidão em uma só pessoa, um soberano que representa a união das vontades da multidão.

• Teses de Hobbes:

1. Os homens são por natureza iguais, tem os mesmos desejos, procurando superar-se reciprocamente, tornando-se egoístas e violentos, capazes de qualquer coisa para conseguir seus objetivos.
2. No estado de natureza a vida humana é miserável, pois não há garantia nenhuma de sobrevivência e nem da satisfação dos desejos, é a guerra generalizada de todos contra todos. “O homem é o lobo do homem.”
3. A única maneira de garantir a vida humana e a satisfação pessoal é através da renúncia dos homens ao direito natural em favor de um poder suficientemente forte para garantir os pactos.
4. A sociabilidade humana não é natural, só é alcançada através de um pacto ou contrato em que a multidão confere força e poder absoluto a um soberano, com o objetivo de assegurar a paz e a prosperidade do grupo, formando assim o estado (o Leviatã – monstro bíblico).

• As teorias de Thomas Hobbes serviram de base para o Absolutismo europeu, muitos monarcas viram em suas ideias a justificativa racional para a centralização excessiva do poder em suas mãos.

Resumo Sociologia 3º médio ETIP

Aula 1. A sociologia de Max Weber (Alemanha, 1864-1920)

• Professor universitário, desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e economia.

• Principais obras: A ética protestante e o espírito do capitalismo. (1905).
Economia e sociedade. (1922).

• Para Weber, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades.

• Funda a chamada “sociologia compreensiva”, de caráter racionalista, considerando a ação individual como ponto de partida para a compreensão da realidade social.

Ação Social : Conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo, que orienta o agente de acordo com o comportamento dos outros, ou seja, o seu caráter social. Segundo Weber, há quatro tipos ideais, ou puros de ação social:

1. Racional com relação a um objetivo : Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.
2. Racional com relação a um valor : Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.
3. Emocional ou afetiva: Reação emocional por medo, inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.
4. Tradicional : Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de casamento, funeral.

A sociologia de Weber busca compreender a ação social através do sentido que o sujeito atribuiu à sua própria ação, ou seja, quer entender o sentido subjetivo das condutas sociais.

• Weber analisa as regras e normas sociais como resultado do conjunto de ações individuais, das decisões pessoais. Ex: Uma religião existe por que muitas pessoas adotam estes valores, uma campanha comunitária acontece através da decisão pessoal de cada participante.

A análise do capitalismo :

• A expansão do capitalismo moderno, cujo início ocorreu no século XIV com o renascimento comercial só foi possível a partir da expansão da religião protestante, em especial o Calvinismo, que pregava:

o Ter lucro não era mais pecado, a usura era permitida.
o O trabalho é o meio mais eficiente para se atingir a graça divina, a Salvação.
o O ascetismo é valorizado, deve-se ter disciplina e auto-controle.
o A prosperidade material é uma prova da predestinação, ou seja, algo que indica que Deus escolheu certa pessoa para ser salva.


O protestantismo proporcionou a formação de uma nova mentalidade, um conjunto de valores e hábitos fundamentais que criaram um ambiente propícios a expansão do capitalismo.

Obs: A reforma de Lutero teve início em 1517, e o Calvinismo surgiu em 1534.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Resumo Sociologia 2º médio ETIP

Centro Educacional ETIP

Aula 3. O comércio mundial.

• Atualmente 10 países, do total de 196, concentram 52% do comércio mundial.

Comércio Mundial: (1.EUA: 10,6%, 2.China: 9,7%, 3.Alemanha: 7,6%)
PIB (Em bilhões de US$): (1.EUA. 15.094,0, 2.China. 7.298,1, 3.Japão. 5.869,4)
IDH – 2011:(1. Noruega. 0,943, 2.Austrália.0,929, 3.Holanda. 0,910)

BRASIL: Comércio mundial - 1,4% (19º), PIB - 2.492,9 (6º), IDH - 0,718 (84º)

Classificação econômica dos países do mundo.

• G-7 : Os 7 países mais ricos do mundo. ( E.U.A., Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá). (Com a Rússia, forma o G-8).


* BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China.
* Emergentes: México, África do sul, Austrália, Coréia do sul, Indonésia, Turquia, Arábia Saudita e Argentina.
• G-20 : Os países do G-7, mais o Bric e os emergentes.
* Representa aprox. 85% do PIB mundial, possui 66% da população mundial. e participa com aprox. 80% do comércio mundial.


• Nessa competição desenfreada pelo maior espaço no mercado mundial, os países usam alguns recursos para garantir seu crescimento:

1. Barreiras alfandegárias – Tarifas de importação elevadas para proteger a economia nacional.

2. Outras barreiras – Técnicas (padrão de qualidade), sanitárias (condições de saúde) e ambientais (ameaças ao meio-ambiente).

3. Subsídios – Auxílio financeiro, dirteto ou indireto, concedido pelo governo de um país a produtores, por diversos motivos, buscando tornar-se mais competitivo nos mercados local e global.


• OMC – Organização Mundial do Comércio
(WTO – World Trade Organization)


• Fundada em 1995 por 125 países, em maio de 2012 são 155 membros; a organização surgiu após quase 50 anos de negociações, que tiveram início em 1947 com o GATT (Acordo geral de tarifas de comércio) assinado por 23 países.

• Função – Regular a rorma como os países realizam operações de compra e venda de bens e serviços, promovendo o livre comércio; estipular regras para o comércio mundial, funcionando também como um fórum de discussões e de disputas econômicas.

• Rodadas de negociação – Reuni~]oes periódicas para tratar de determinadas assuntos. Rodada atual : Doha, no Catar, de 2001 a 2006 (suspensa, sem acordo), em 2010 houve uma tentativa de reabrir a rodada).

• Foco atual – Reclamação de países emergentes contra os subsídios concedidos Pelos E.U.A., pela União Européia e pelo Japão a seus produtores agrícolas.

• Em 2004, o Brasil entrou com processo contra o subsídio dos EUA aos produtores de algodão, a OMC deu ganho de causa ao Brasil em 2010.

• Até dezembro de 2011, o Brasil já havia entrado com 25 processos de acusação, tendo que se defender de 14 processos e participado de 67 mediações.

• Outros focos – Questão da propriedade intelectual (Lei de Patentes), biodiversidade (Transgênicos).