sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Roteiro para TT Filosofia 3º médio ETIP

ROTEIRO PARA O TRABALHO TRIMESTRAL DE FILOSOFIA

3º Médio Acadêmico ETIP (2º trimestre - 2012)

Elaborar um paper com o seguinte tema:

Qual dos sistemas políticos clássicos estudados (Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau) é, na sua opinião, mais coerente para explicar o surgimento do Estado civil? Justifique.

1. Capa: de acordo com o padrão da escola.

2. Introdução: descrevendo o objetivo e a forma da exposição utilizada, ou seja, como pretende responder à questão, se vai explicar os três de uma vez, um por um, por tópicos,...

3. Desenvolvimento: Com as informações suficientes para o leitor entender as ideias principais de cada autor.

4. Conclusão: Dando a sua resposta à questão, afinal qual ou quais deles é mais coerente?

5. Bibliografia: Fontes pesquisadas, em caso de pesquisa na internet, colocar o site específico e a data do acesso ( Não colocar Google como fonte!)


Bom trabalho!

Prof. Élio Augusto

Resumo sociologia 2º médio ETIP

Aula 5. As origens e o desenvolvimento da atual crise econômica mundial.

• 2001 – 2003 –

• O Banco central dos E.U.A. (Fed) baixa a taxa de juros de 6,5% para 1,75% ao ano com o objetivo de estimular a economia norte-americana. Todos pagam menos por empréstimos e financiamentos, podem assim investir e consumir.
• O mercado imobiliário dos E.U.A. expandiu-se rapidamente, um grande número de pessoas das classes populares fizeram empréstimos para comprar a casa própria, a indústria da construção civil aumentou a oferta, buscando captar esses recursos.
• Os bancos que emprestaram dinheiro emitem títulos e negociam com outros bancos, e estes com outros, multiplicando o valor dos papéis.

• 2004 – 2007 –

• Em outubro de 2004, o Fed começou a elevar a taxa básica de juros para captar recursos para diminuir o endividamento dos E.U.A. gerado pelos enormes gastos com as guerras do Afeganistão (2001) e do Iraque (2003). Aa taxa subiu para 5,25%.
• As prestações das casas e dos empréstimos subiram muito, provocando enorme inadimplência; os bancos começaram a despejar os moradores que não pagavam, recolocando os imóveis à venda; mas começaram a sobrar imóveis no mercado e o preço deles despencou.
• A queda do valor dos imóveis e a inadimplência derrubaram o valor dos títulos bancários, gerando uma crise financeira. O governo dos E.U.A. injetou dinheiro tentando conter as falências.

• 2008 – 2012 -

• Mesmo com as medidas do governo, o maior banco de investimentos dos E.U.A., O Lehman Brothers quebrou e levou consigo várias instituições financeiras e de crédito.
• Os investidores internacionais retiraram o dinheiro investido em imóveis e colocaram nas commodities (milho, trigo, soja,...); o aumento da procura provocou alta nos preços, o encarecimento do preço da comida levou mais de vinte países pobres ( quase todos da África) a enfrentarem uma crise de escassez de alimentos.
• O mercado suspendeu as operações de crédito, sem crédito, as indústrias pararam de investir e os consumidores pararam de comprar, comprometendo o comércio mundial.
• Os mais afetados pela crise foram: os países da União européia, a Coréia do sul, a Suécia,....
• Os chamados países emergentes ( entre eles o BRIC), foram menos afetados, pois suas economias não estavam fortemente atreladas à economia dos E.U.A..

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Resumo sociologia agosto 3º médio ETIP

Aula 4. A Escola de Frankfurt

• Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.

• Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das idéias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).

• Principais influências:
o marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio).
A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).

• Nomes:
* Max Horkheimer (1895-1973).
* Theodor Adorno (1903-1969).
* Walter Benjamim (1892-1940).
* Herbert Marcuse (1898-1979).
* Jurgen Habermas (1929- )
* Erich Fromm (1900-1980).

• Questões

* Entender as relações que movimentavam as massas.
* Análise crítica dos meios de comunicação.
* Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista.
* Crítica à ideologia capitalista.

• Conceitos:

1. Cultura de massa – Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.

2. Indústria cultural – Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.

A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum cristalizado.

No capitalismo tudo é mercadoria, inclusive as obras de arte. Segundo Adorno, massificar a arte é banalizar a expressão artística e intelectual, ou seja, vulgarizar.

• A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:
1. Expressão do talento do autor ----- reprodução repetitiva.
2. Momento de criação ----- produtos para o consumo rápido.
3. Experimentar o novo ----- consagrar o padrão.
4. Provocar, chocar, incomodar ----- lazer e diversão, satisfazer os sentidos


• A análise dos meios de comunicação:

• Os programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.

• A desinformação é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes noticiários pode provocar na maioria das pessoas:

o Falta de localização espacial – Perda das referências , China = Paraíba.
o Falta de localização temporal – Perda da relação causa/conseqüência. Só existe o “Agora”.


A TV/rádio ( e a internet) podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo.


• Efeitos da mídia:
* Inversão entre a realidade e a ficção.
* Dispersão da atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
* Infantilização do público, que não suporta a distância temporal entre o
desejo de consumir e a satisfação dele.
* Autoritarismo – Intimidação social, com os especialistas que nos ensinam a viver.

• Com isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada e passiva.

Resumo sociologia Agosto 2º médio

• Conceitos econômicos

• Consenso de Washington – Reunião entre os líderes mundiais para decidir o futuro político e econômico do mundo no pós-guerra (1944), suas principais decisões foram: a criação do FMI (Fundo monetário internacional), liberalização econômica e a adoção do dólar dos EUA como padrão financeiro mundial.

• Reservas monetárias – Quantidade de dólares guardados no Banco central de um país, é usado pelos governos para regular o fluxo de dinheiro e para o equilíbrio das taxas de câmbio.

• Taxas de câmbio – Basicamente é o custo do dinheiro, ou seja, quanto deve-se pagar para comprar/vender dólares ou outra moeda. É estipulado pelos governos com base na “Lei da oferta e da procura” e reflete a competritividade do país no mercado mundial.

• Câmbio flutuante – Valor de troca variável.

• Política monetária – É a maneira com o governo de um país administra o valor de seu dinheiro e das operações financeiras, pode ser mais cautelosa ou mais agressiva.

• Remessa de lucros – Dinheiro que as multinacionais enviam à suas matrizas em outros países.

Se houver uma procura (demanda) muito grande de moeda, por exemplo por causa do crescimento da economia, ela se tornará escassa e as pessoas estarão dispostas a pagar um
preço maior para poder adquiri-la ( mais juros).




• Aumento de juros :

* Aumento das reservas monetárias, pois atrai investidores.
* Diminui o consumo interno, devido ao crédito mais caro.
* Possibilita um maior controle da inflação.
* Aumenta o lucro dos exportadores.

• Queda de juros :

* Aumento dos investimentos produtivos.
* Aumenta o consumo interno, devido ao crédito mais barato.
* Risco de aumento da inflação.
* Aumenta o lucro dos importadores.

Obs: A taxa de juros básica é a mesma tanto para compra quanto para a venda de produtos.


Exemplo prático:

1. Suponha que um produtor de café no Brasil venda parte de sua produção para os E.U.A., ao concretizar a venda, ele recebe o pagamento em dólares, que para serem usados no Brasil devem ser trocados por reais (para pagar funcionários, impostos, ou comprar produtos). Se muitos produtores estão exportando significa mais oferta de dinheiro, ou seja, mais pessoas estarão vendendo dólares, o preço cai.

2. Imagine uma empresa que importa tecnologia, essa empresa compra máquinas no exterior e deve pagar em dólares, para isso ela deve trocar reais por dólares. Se muitas pessoas estão comprando dólares, aumenta a demanda (procura), o preço sobe.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Conteúdo das RCs e das POs do 2º trimestre ETIP

Conteúdo das RCs e das POs do 2º trimestre ETIP 2012

1º médio – Filosofia

• Ética e moral.
• Os valores.
• Moral e justiça.
• As emoções humanas.
• A ética materialista dos antigos gregos.
• A ética cristã.
• A ética racionalista de Spinoza.

1º médio – Sociologia

• O que é cultura?
• Símbolos culturais.
• O relativismo cultural.
• A cultura brasileira.

2º médio – Filosofia

• Filosofia antiga: Sócrates de Atenas.
• Sócrates: vida e obra, os sofistas, missão, o método socrático, julgamento.
• Filosofia antiga: Platão de Atenas.
• Platão: vida e obra, a realidade platônica, a alegoria da linha dividida, o mito de Er e o mito da caverna.

2º médio – Sociologia

• Sociologia econômica.
• Panorama geral da Globalização.
• A economia mundial: os blocos econômicos.
• A economia mundial: o comércio mundial, o BRIC.
• A economia mundial: OMC e conceitos econômicos.
• As origens da atual crise econômica mundial.

3º médio – Filosofia

• Estética: definição e conceitos relacionados.
• Estética: a reflexão estética, a arte e a natureza, a arte e o ser humano.
• Filosofia política: Thomas Hobbes.
• Filosofia política: John Locke.
• Filosofia política: Jean-Jacques Rousseau.

3º médio – Sociologia

• Sociologia clássica: Max Weber.
• Max Weber: vida e obra, ação social.
• Max Weber: a análise do capitalismo, classes sociais.
• A escola de Frankfurt: origens, objetivos e principais nomes.
• A escola de Frankfurt: principais questões.
• Conceitos: a cultura de massas e a indústria cultural.
• Análise dos meios de comunicação e dos efeitos sociais da mídia.


Resumo filosofia agosto (2) 3º médio Etip

Aula 7. A teoria política de Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712-1778)

• Nasce na Suíça em uma família protestante, sua mãe morreu no parto e seu pai o abandonou aos dez anos, passa a levar uma vida errante, seu maior prazer eram os livros.

• Conviveu com os filósofos franceses Condillac e Diderot e com o inglês David Hume.

• A partir dos 45 anos começa a manifestar sinais claros de desequilíbrio mental, com sinais claros de desequilíbrio mental ( mania de perseguição), escreve suas obras com enorme carga emocional.

• Principais obras: Discurso sobre as ciências e as artes, Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, Nova Heloísa, Emílio, O contrato social.

• Conceitos e idéias:

1. Estado de natureza – É um estado de plena felicidade, aonde os homens vivem de forma pacífica e independente, praticando uma bondade natural (idéia que deu origem ao mito do bom selvagem).

2. Para Rousseau, a corrupção humana começou com o advento da propriedade privada e com a instituição da sociedade. A sociedade em geral é marcada pela insegurança e pela violência, por causa das disputas por riquezas e poder.

3. A solução deste problema seria a realização de um contrato social, aonde os homens renunciariam ao seu poder em favor da Vontade geral, que é a união das vontades individuais em torno de interesses em comum.

4. Estado civil – É uma associação de homens livres formando um corpo coletivo, moral, que obedece as leis que prescreve para si mesmo. O governo nada mais é do que a expressão física desta vontade geral.

5. Segundo Rousseau, só a soberania popular é absoluta, perfeita e legítima. Porém, para que a população possa exercer este poder de forma adequada precisa necessariamente ser instruída, logo, no Estado de Rousseau, a educação exerce um papel fundamental.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resumo Filosofia Agosto 3º médio Etip

Aula 6. As ideias políticas de John Locke (Inglaterra, 1632-1704)

• Viveu na Inglatera durante o conturbado século XVII, períiodo de governo da dinastia Stuart, neste período ocorre a guerra civil, o governo de Cronwell e a revolução gloriosa.

• Todo o século XVII ficou marcado pelos constantes conflitos entre a autoridade real e a autoridade do parlamento, além de conflitos religiosos entre católicos e protestantes.

• Principal problema político enfrentado por Locke = dar legitimidade às aspirações da burguesia ao poder político contra a influência da nobreza e do clero.

• Principais obras: Carta sobre a tolerância, os dois tratados sobre o governo civil e o ensaio sobre o entendimento humano.

• Conceitos:

1. Estado de natureza – Condição dos homens anterior á formação da sociedade civil, os homens nascem livres e iguais, todos tem o poder de punir os que forem contra o direito natural. ( este poder é necessário, pois os homens tendem a beneficiar a si mesmos e aos seus amigos e parentes).

2. Direito natural – Os homens tem naturalmente o direito a vida, a liberdade e a propriedade; estes bens necessários são válidos desde que sejam conseguidos através do trabalho, ou seja, o trabalho é a origem e o fundamento da propriedade.

3. Estado – Formado a partir de um contrato ( ou pacto) entre homens livres e iguais criando uma força coletiva para a execução das leis naturais.

• Para Locke as funções do Estado são:

1. Garantir o Direito natural, em especial a propriedade. ( esta ideia dá origem ao Liberalismo, nele o Estado deve respeitar a liberdade econômica dos proprietários).

2. Servir de árbitro dos conflitos da sociedade civil através da lei e da força.

3. Garantir a liberdade de consciência, ou seja, de pensamento, incluindo aí a tolerância religiosa.

• Esta teoria acaba por transformar o soberano no agente executor da soberania do povo, que tem o direito de se rebelar contra um eventual governo tirano.

• As ideias de Locke influenciaram os iluministas da Revolução francesa e os revolucionários norte-americanos que lutaram pela independência dos E.U.A.. Suas teses estão na base das democracias liberais.

Resumos Filosofia agosto 1º médio Etip

Aulas 6/7. Os grandes sistemas éticos da história.

1. A ética materialista dos antigos gregos.

• Para os antigos gregos, a ética é um saber prático, para este saber, o agente, a ação e a finalidade de agir são inseparáveis.
• Princípios da vida moral:

1. Por natureza aspiramos ao bem e a felicidade, só atingidas pela virtude (grego: areté).
2. A virtude é uma força interior do caráter, consiste na escolha consciente do bem.
3. A conduta ética se refere ao que é possível e desejável para nós.
4. A ação virtuosa é conseguida agindo conforme a razão (que conhece o bem) e a natureza
( o Cosmos e a humana).
5. Julgamos uma ação ética pelos seus efeitos materiais, ou seja, pelas consequências reais.
6. Dedicar-se ao conhecimento do bem é o que determina uma atitude ética.

2. A ética cristã.

• O cristianismo é uma religião individual que se define pela fé num único Deus.
• A vida ética não se define por sua relação com a sociedade, mas por sua relação espiritual e interior com Deus.
• As principais virtudes cristãs são: a fé e a caridade.
• Livre-arbítrio: o primeiro impulso humano é para o mal, pois somos fracos para resistir às tentações, a vontade humana é impotente, precisa do auxílio divino.
• Qual é este auxílio divino? A lei divina revelada, expressa pelo texto bíblico.
• O cristianismo introduz na moral o conceito de Dever; temos o dever de obedecer a Lei divina, pois a revelação define eternamente o que é o Bem e o mal, a virtude e o vício, a salvação e o castigo.
• Este dever não se refere apenas às ações, mas às intenções, que passam a ser julgadas eticamente, ou seja, a intenção de fazer o mal, mesmo sem agir já é pecado.
• O cristianismo oferece um caminho seguro para a vontade fraca superar suas limitações e conseguir a salvação da alma.

2. A ética racionalista de Baruch de Spinoza ( Holanda, 1632-1677).

• As paixões humanas não são nem boas, nem más, são apenas naturais, sendo as principais a alegria, a tristeza e o desejo.
• Conatus – Desejo de auto-conservação, instinto de sobrevivência, poder para existir.
• As paixões alegres ( amor, esperança, piedade,…) aumentam o Conatus, as paixões tristes ( ódio, orgulho, inveja, medo,…) diminuem o Conatus.
• É possível vencer as paixões negativas pelas positivas modificando a direção do desejo rumo a objetos que aumentem a força do Conatus.
• Ter virtude é ser a causa interna das ações, dos pensamentos e dos sentimentos.
• Ter vícios significa submeter-se às paixões, deixar-se dominar por causas externas.
• Para Spinoza, o bem e o mal não existem de forma absoluta, são palavras que usamos para classificar a maneira como as coisas nos atingem.
• Ser ético é ser livre, o homem livre é aquele que, conhecendo as leis da natureza e as do seu corpo, não se deixa vencer pelo exterior, mas sabe dominá-lo, ser a causa de si mesmo.
• Spinoza prega o amor intelectual de Deus, ou seja, a paixão positiva guiada pela consciência de nosso ser na compreensão de Deus, isto é, da totalidade. Deus é a natureza.