terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Resumos Sociologia 3º médio ETIP 2014 (1º trim)

Aula 1. Sociologia: conceitos e panorama histórico.

• A Sociologia estuda os fenômenos sociais em geral, quer sejam ou não percebidos como problemas.
• A expressão Fenômenos Sociais designa os fenômenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento econômico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc.
• Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.

• A Sociologia não pretende explicar tudo o que acontece na sociedade, parte de uma seleção intencional de fatos relativos ao conjunto das relações sociais possíveis de serem transformadas em uma representação da realidade.

• Problemas:
* O objeto de estudo é dinâmico, transitório.

* O pesquisador é parte do objeto que estuda, ou seja, não é neutro.

* Dificuldade de submeter as teses à experimentação.

* Influências políticas e econômicas no processo de pesquisa.


• O primeiro marco histórico do surgimento da Sociologia foi sem dúvidas a instalação definitiva da sociedade capitalista a partir do século XVIII, com as revoluções científica, industrial e francesa.

Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.


Aula 2. As grandes correntes de estudo da sociologia.

• A realidade social é dinâmica e transitória, envolvendo múltiplos aspectos, logo, a Sociologia enquanto ciência humana deve buscar várias formas de abordagem, formas que consigam abranger os diferentes aspectos de seu objeto de estudo.

• Podemos destacar três grandes linhas clássicas de abordagem dos problemas sociais:


1. A positivista – funcionalista = Fundada por Auguste Comte (1798/1857) e desenvolvida por Émile Durkheim (1858/1917), entende que a consciência coletiva se sobrepõe ao indivíduo, ou seja, a vida coletiva existe acima das pessoas, condicionando os comportamentos. A sociedade classifica e determina as ações individuais.

2. A materialista histórica = Elaborada por Karl Marx (1818/1883), afirma que a coerção do coletivo só se impõe quando uma classe social se sobrepõe a outra, ou seja, são os fatores econômicos que determinam, principalmente, as ações individuais.

3. A Sociologia compreensiva = Proposta pelo alemão Max Weber (1864/1920), defende a ideia de que a ação individual é o ponto de partida para a compreensão da realidade social, o indivíduo é um agente criador e transformador da vida coletiva.

Nestes autores se encontram os elementos básicos para a explicação científica dos fenômenos sociais, é a partir da obra destes pensadores que a sociologia se constitui como ciência.

Aulas 3. Auguste Comte (França, 1798/1857) e a fundação da sociologia.

• Professor de matemática, filósofo e secretário de Claude H. de Saint-Simon, um economista socialista utópico. Foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade, que chamou inicialmente de Física social.

• Vivenciou a fase final da França napoleônica e os conflitos sociais gerados pela Revolução industrial, foi o fundador do Positivismo, corrente de pensamento que teve grande influência na 1ª república brasileira.

• Comte considerava a ciência positiva ( que se fundaria apenas em fatos comprovados, excluindo as explicações abstratas, trazendo um conhecimento útil, preciso, certo, real) como a solução definitiva e última de todos os problemas do gênero humano, sua ciência continha e revelava o infinito.

• Lógica de Comte: CIÊNCIA -----> FILOSOFIA -----> RELIGIÃO

• Principais obras:
* Curso de filosofia positiva (1842).
* Sistema e política positiva (1851 – 1854).
* Catecismo positivista ou exposição sumária da religião universal (1852).


• O Positivismo no Brasil:
* Início em 1850 com uma tese de Manuel Pereira e Sá.
* Pereira Barreto – o positivismo deveria substituir a Igreja católica.
* Em 1876 ocorre a fundação da Sociedade positivista do Brasil.
* Fundação da Igreja Positivista do Brasil. ( RS e RJ).
* Lema: O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim.


Aula 4. As principais ideias sociológicas de Auguste Comte.

• Comte busca a compreensão dos fundamentos históricos do progresso humano, identificando três fases da evolução humana, conhecida como a Lei dos três estados:

1. Estado teológico ou fictício – Explicações sobrenaturais da realidade, a sociedade é obra de Deus.
2. Estado metafísico ou abstrato – Explicações através de ideias abstratas personificadas, como se tivessem vida própria. Por exemplo: o Espírito humano, a Razão universal, a sociedade é uma organização natural.
3. Estado positivo ou científico – Explicações pela ciência, a maior de todas as criações humanas, entendendo as causas e os efeitos das coisas. A sociedade é regida por leis universais e necessárias.

• Com base na lei dos três estados, Comte estabeleceu uma classificação das ciências, que teriam uma ordem evolutiva específica, a saber:
1. MATEMÁTICA – Base de todas as ciências, o ponto de partida.
2. ASTRONOMIA – também conhecida como física celeste.
3. FÍSICA – Primeiro a inorgânica, depois a orgânica.
4. QUÍMICA – Estuda a estrutura da matéria.
5. BIOLOGIA – Estuda a estrutura dos seres vivos.
6. SOCIOLOGIA – É a finalidade de toda a filosofia positiva (psicologia, ética, filosofia da história).


A ORDEM é a base do PROGRESSO, que é o desenvolvimento da ORDEM.

• A sociologia de Comte se divide em duas partes:

o Estática social
 Busca entender os elementos que compõem a sociedade.
 Saber as condições constantes, fixas e atemporais.
 A base da estática social é a Ordem.
 Os 5 elementos fixos: família, linguagem, religião, propriedade e governo.

o Dinâmica social
 Busca entender como as sociedades mudam no decorrer do tempo.
 Saber as leis do desenvolvimento humano.
 A base da estática social é a Progresso.
 Lei dos afetos – Evolução humana, ter afeição primeiro pela família, depois pela pátria e por fim pela humanidade.


Aula 5. A sociologia de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).

• De família judaica, Durkheim foi professor de sociologia na França, foi o principal responsável pela transformação da sociologia em ciência reconhecida como tal.

• Obras:
o Da divisão do trabalho social.
o As regras do método sociológico.
o O suicídio.
o Educação e sociologia.

• Durkheim desenvolveu o método científico da sociologia, sistematizando a ação do pesquisador e o objeto de estudo. O centro desse método é a ideia de que o sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.

• A sociedade não é a simples soma dos indivíduos que a compõem, é um sistema que representa determinada realidade com características próprias.

• Os “Fatos sociais” consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.

• O caminho mais adequado para os estudos sociológicos é buscar identificar as causas de um fato social em outro fato social, ou seja, a resposta para os problemas sociais se encontram na própria estrutura social.

• Características dos fatos sociais:

o Exterioridade – As regras sociais, os costumes e as leis já existem antes das pessoas e agem sobre elas.
o Generalidade – É social todo fato que é geral, que se aplica à todas ou a maioria das pessoas, é de natureza coletiva.
o Coerção social – A força (pressão) que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.

Aula 6. As ideias sociológicas de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).

• O principal mecanismo de coerção social é a educação, que impõe maneiras de ver, de sentir e de agir, tentando moldar as pessoas à imagem do meio social.

• A educação teria com objetivo central a socialização das novas gerações. Estes jovens aprenderiam não apenas conteúdos escolares, mas a disciplina moral e a autoridade política (respeito e submissão), sendo assim um poderoso fator de manutenção da sociedade (coesão social).

• UNIDADE garantida pelas SEMELHANÇAS de VALORES e IDEIAS, quando internalizados se tornam NATURAIS, perpetuando a UNIDADE.

• Solidariedade:

o Mecânica – Crenças e valores comuns, sociedades antigas/rurais, manter as tradições.
o Orgânica – Divisão do trabalho, sociedades modernas/urbanas, coesão social complexa.


• O mundo moderno caracteriza-se por uma redução na eficácia de determinadas instituições integradoras como a religião e a família, já que os indivíduos passam a se agrupar segundo suas atividades profissionais.

• A multiplicidade de correntes de pensamento diluiu a coerção social, com isso há um senso de que a moral perdeu sua eficiência no controle da sociedade.


Aula 7. As ideias sociológicas de Karl Marx (Alemanha, 1818 – 1883).

• Marx faz uma análise crítica radical da sociedade capitalista.

• Foco sociológico:
o As contradições básicas da sociedade capitalista.
o As possibilidades de superação.

Conceitos:

Relações sociais de produção: São a base de toda estrutura social. Expressam as formas de organização dos meios de produção.

Materialismo histórico: Evolução das relações materiais de subsistência.

• Matéria-prima + Instrumentos de produção = Meios de produção.

• Meios de produção + Trabalho humano = Forças produtivas.

• Forças produtivas + Relações de produção = Estrutura econômica.

• O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo histórico.

• Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA

• A Infraestrutura determina a Superestrutura.

• SUPERESTRUTURA : Ideologias políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.

• O grande problema do capitalismo é a posse dos meios de produção, monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua força de trabalho aos burgueses para sobreviver.

Aula 8. Conceitos marxistas.

Mercadoria: É um objeto, uma coisa que, por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza ou a origem delas. Possui dois tipos de valores:

Valor de uso: A utilidade da coisa.

Valor de troca: O valor dado para comercialização.

• O valor de troca deve ser calculado a partir da quantidade de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria.

• No capitalismo, a força de trabalho foi transformada em mercadoria.

Fetiche da Mercadoria: Segundo Marx, a mercadoria tem um dom especial, ela oculta, como por encanto, a sua natureza de produto do trabalho humano e das relações sociais do processo de produção. O valor do produto perde a relação com o trabalho e ganha vida própria.

Alienação: O trabalhador não se reconhece no produto que criou ou ajudou a criar, ele não vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir sua sobrevivência. A alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem engolidos pelas diretrizes do mercado capitalista.

Mais-valia: Tempo de trabalho excedente em que o trabalhador produz mais do que o necessário para sua manutenção, propiciando a acumulação de capital nas mãos dos burgueses.

• A taxa de mais-valia é a expressão do grau de exploração da força de trabalho pelo capital.

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