quinta-feira, 26 de março de 2015

Resumo Filosofia 2º médio ETIP Informática (1ºtrim)

Aula 1. O exercício do filosofar e as áreas da Filosofia.

• Filosofar é refletir, indagar, duvidar, criticar, argumentar, porém não basta apenas soltar livremente o pensamento, é preciso entender a filosofia como organização sistemática do pensamento, com método próprio de investigar.

• A Filosofia é uma reflexão que deve ser: Rigorosa, Sistemática e Consistente.

Obs: Ler textos da apostila 5, páginas 2 e 3.

• As áreas da Filosofia:

1. Filosofia/teoria do conhecimento = Estuda as origens e as características do conhecimento humano, como conhecemos? Quais os fundamentos do conhecimento?

2. Filosofia da ciência/ Epistemologia = Estuda as características do conhecimento científico, seus métodos, procedimentos e validade.

3. Ética e moral = Estuda os valores e as regras morais, incluindo a consciência moral, a liberdade de escolha e a responsabilidade.

4. Estética = Estuda a natureza e o valor das artes e do conceito de beleza, da harmonia das formas e do prazer estético.

5. Filosofia política = Estuda as relações de poder, as formas de governo e suas implicações, abrange os conceitos de cidadania, democracia, Estado.
Obs: Para os itens acima, ler texto da apostila 5, página 4.

6. Lógica = Estuda os tipos de raciocínio, a validade deles e as regras utilizadas para verificar a verdade ou a falsidade das ideias.

7. Metafísica = Estuda o ser, a essência das coisas, os fundamentos e as causas da realidade.

8. Filosofia da História = Estuda os fundamentos das várias concepções de história, da evolução da cultura humana e da noção de progresso.

9. Filosofia da linguagem/ analítica = Estuda os limites e as possibilidades das várias formas de linguagem e dos processos de significação, expressão e comunicação.

10. História da Filosofia = Estuda as origens, os períodos, os conceitos e as teorias produzidas pelos filósofos.

Extraído de: Chauí, Marilena. Convite à filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 1995.


Aula 2. Introdução à Lógica clássica.

• A expressão “é lógico que…” indica para nós e para a pessoa com quem estamos falando que se trata de uma coisa evidente, óbvia, e portanto inquestionável.


• As palavras lógica e lógico ( origem grega: palavra, razão) são usadas por nós para significar:

o Uma inferência: Se conheço algo, posso concluir que…
o Uma coerência: Se algo é assim, então é preciso que…
o Uma não contradição: Se algo é assim, não é possível que não seja assim.
o Uma conclusão: Para entendermos algo é preciso conhecer seus antecedentes.

• A Lógica foi criada na Grécia antiga por Aristóteles (384 – 321 a.C.) como um instrumento para verificar a validade dos raciocínios, foi chamada por ele de Filosofia analítica.

• As principais características da lógica são:

Instrumental = É um instrumento para pensar corretamente.
Formal = Ocupa-se com a forma do raciocínio e não com o conteúdo.
Normativa = Fornece princípios, leis e normas do pensamento verdadeiro.
Doutrina da prova = Permite comprovar a veracidade de um raciocínio.
Geral e atemporal = É universal e necessária, portanto exata.

• A Lógica formal tem por objetivo estudar as proposições, que são frases que expressam um juízo, que é o ato de concordar/discordar, afirmar/negar algo. Por exemplo:
o Susana é professora. ( S é P, onde S = sujeito e P = predicado).
o Alexandre não é casado. ( S não é P).

Obs: Ler texto da apostila 5, página 6.

Aula 3. A Lógica Aristotélica.

• O elemento básico da lógica de Aristóteles é o Silogismo (raciocínio), que se constitui de:

o 1ª premissa - Todo homem é mortal.
o 2ª premissa - Sócrates é homem.
o Conclusão - Logo, Sócrates é mortal.

• Sendo que a conclusão deve, necessariamente decorrer da combinação das duas premissas, que precisam ser evidentes por si mesmas.

• Os três princípios lógicos fundamentais:

Princípio de identidade = Um ser é sempre idêntico a si mesmo.
( A é A) ou ( A = A).
Princípio da não-contradição = É impossível que um ser seja e não seja idêntico a si mesmo ao mesmo tempo e na mesma relação. (A é A e A não é A = impossível).

Princípio do terceiro excluído = Dadas duas proposições com o mesmo sujeito e o mesmo predicado, sendo uma afirmativa e outra negativa, uma delas é necessariamente Verdadeira e a outra necessariamente Falsa, não havendo uma terceira possibilidade. ( A é A ou A não é A)

• Exemplos:

o Todos os gatos são animais.
o As aves são animais.
o Logo, todos os gatos são aves.
(Incorreto, pois fere o princípio de identidade.)


* Nenhum professor é bonzinho.
* Asdrúbal é professor.
* Logo, alguns professores são bonzinhos.
(Incorreto, pois fere o princípio da não-contradição.)

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