quarta-feira, 4 de março de 2015

Resumo Sociologia 1º médio ETIP (1º trim)

Aula 1. O que é Sociologia?

• Duas meninas, Amala e Kamala, foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas crianças, que na época tinham dois e oito anos de idade, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida e morreu um ano mais tarde. A outra, porém, viveu cerca de oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de tocá-la, dilaceravam alimentos com os dentes e faziam pouco uso das mãos para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e o olfato desenvolvido. Locomoviam-se de forma curvada, com as mãos apoiadas no chão. Kamala levou seis anos para andar de forma ereta e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de cerca de 50 palavras.

• “O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-lobo da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”
(Extraído de: DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)


• Os indivíduos só adquirem características realmente humanas quando convivem em sociedade com outros seres humanos, estabelecendo com eles relações sociais.

• Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.

• Sociologia = Ciência que estuda sistematicamente as relações sociais e as formas de associação, ou seja, estuda os grupos e os fatos sociais.

• Utilidades da Sociologia:
* Compreensão da dinâmica das relações cotidianas.
( Como nasce a sociedade? Como mantê-la? Como resolver conflitos?)
* Elaboração de políticas públicas.
( Planejamento das ações de governo)
* Análise de comportamentos sociais.
( Análise de ambientes por empresas, partidos políticos, igrejas)
* Incentivo à cidadania.
( Análise crítica, compreensão de problemas).



Aula 2. O papel do estudante na sociedade.


• O conhecimento que o jovem tem da sua realidade faz parte da vida social. Os jovens aprendem, mas também ensinam e mudam muita coisa ao seu redor. (ex: tecnologia, esportes, grupos, comportamentos,…)


• Ser estudante é uma forma de participar da sociedade, exercendo um importante papel, assumindo determinados comportamentos e compromissos, interagindo, influenciando e sendo influenciado.


• Além disso, os jovens exercem uma participação fundamental no sistema capitalista, pois são grandes consumidores, em muitos casos são eles que determinam se uma música ou um filme faz sucesso, suas escolhas influenciam outras pessoas, alguns tornam-se até mesmo formadores de opinião.


* A sociedade passa por inúmeras transformações, o estudante inclui-se nelas, ele é a possibilidade de inovação, caso adote uma postura crítica e não sendo apenas um receptor passivo; ao conhecer os fatos ele também é um transformador da sociedade.

Obs: Ler texto complementar “Estudante é não ser aluno.” da apostila 1, pág. 7.



Aulas 3. Como surgiu a Sociologia?


• A Sociologia é uma ciência recente, iniciada no século XIX, após as grandes mudanças sociais ocorridas a partir do século XVII: a revolução científica, a revolução industrial e a revolução francesa.

• Revolução científica:
* Espírito de pesquisa e de investigação racional.
* Observação de fenômenos, rejeição do sobrenatural.
* Visão mecanicista da realidade.
* Matematização da natureza.


• Revolução Industrial (1760/1860):
* Novas classes sociais: burguesia e proletariado.
* Avanços tecnológicos, aumento da produção.
* Divisão do trabalho, urbanização.
* Precariedade das condições de vida.


• Revolução francesa (1789/1799):
* Rejeição do sistema de classes sociais.
* Rápidas e profundas mudanças sociais.
* Nova concepção de história e de sociedade.
* Divulgação de valores sociais universais.



* Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.


Aula 4. Os primeiros sociólogos e os “fatos sociais”.

• Ambiente propício ao surgimento da sociologia:
o Cenário industrial urbano, com novas relações de trabalho.
o Nova configuração econômica da sociedade capitalista ( mercado consumidor, salários, lucros,…)
o Infra-estrutura precária em saúde, educação, moradia, transportes,…
o Caos social com violência, alcoolismo, miséria e desorganização social.

• Auguste Comte (França, 1798 – 1857):
o Professor de matemática, filósofo e secretário de Saint-Simon, um socialista utópico; foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade.
o Fundação da “Física social” com o objetivo de adaptar o método científico da física às ciências humanas e sociais.
o Estabelecimento da Ciência positiva – método empírico de ciência com observações, experiências e leis universais e necessárias.
o Principal lema: Ordem e progresso, com o objetivo de manter o controle para atingir o desenvolvimento.

• Émile Durkheim (França, 1858 – 1917):
o Professor de sociologia, transformou a sociologia em ciência reconhecida como tal.
o Desenvolveu as regras do método sociológico.
o O sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
o A sociedade é maior do que os indivíduos.
o O principal objeto de estudo desta ciência são os “fatos sociais”.

• Fatos sociais:
o São maneiras coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.
o Características dos fatos sociais: Exterior, coercitivo e geral.

Ver apostila 1, páginas 14 e 15.

Aula 5. Ciência e sociologia.

• A sociologia é uma ciência que pretende construir uma consciência capaz de analisar criticamente os problemas sociais.

• No mundo atual o excesso de informação domina a atenção e reduz a capacidade de pensar, a questão que se coloca é: como selecionar e assimilar as informações realmente úteis e importantes para nós?

• O conceito de “Alienação” é fundamental para se fazer uma análise precisa da sociedade capitalista.

• Alienação é uma palavra originária do latim, vem do verbo “in alio”, que significa separar-se de.., pode apresentar pelo menos quatro significados: jurídico, psicológico, religioso ou sociológico.

• Ser alienado hoje refere-se à postura e indiferença do indivíduo diante das problemáticas sociais tais como: corrupção, violência, desrespeito, imoralidade,…

Obs: ver Apostila 1, páginas 22, 23 e 24.


Aula 6. Grupos e tribos.

• Todos somos “seres sociais”, participamos de grupos de acordo com nossas escolhas culturais, que abrangem: costumes, crenças, religião, linguagem,…

• Fatores que motivam as pessoas a se reunirem em grupos ou tribos:

o Necessidade de afeto, de reconhecimento.
o Objetivos em comum.
o Comportamentos semelhantes, personalidades compatíveis.
o Preferências culturais: músicas, filmes, esportes, roupas,…

• Tribo urbana é o nome dado a um grupo de pessoas com hábitos, valores culturais, estilos musicais ou ideologias políticas semelhantes. Por exemplo: ecléticos, punks, rappers, clubbers, roqueiros, góticos, surfistas, otakus,…

• Participar de uma tribo urbana é uma forma de sinalizar aos outros o que se é, ou não é, geralmente envolve ídolos, roupas, acessórios,…

• Ao entrar em um grupo, uma pessoa está em busca de sua própria identidade. “Quem sou eu?” é a pergunta a ser respondida.

Obs: ver Apostila 1, páginas 28, 29 e 33.

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