domingo, 31 de julho de 2016

Resumo Sociologia 1º médio ETIP (2º trim)

Aulas 1/2. A construção da sociedade civil brasileira.

·         Sociedade civil refere-se ao conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias que servem como mecanismos de articulação de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).

·         Para entendermos o processo de formação da sociedade brasileira, é necessário analisarmos sua evolução histórica.

     A)   O Brasil colônia:

·         O processo de colonização do Brasil teve início em 1530 com a expedição de Martim Afonso de Sousa, os portugueses ocupam a terra, dominam os povos nativos e ainda trazem da África outro povo escravizado.

·         Inicia-se o período de produção de riquezas com a instalação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, muitos portugueses vêm ao Brasil para administrar engenhos e ocupar cargos políticos.

·         A descoberta de ouro na região das Minas Gerais trouxe milhares de portugueses ao Brasil em busca de enriquecimento rápido, surgem novas cidades.

·         A sociedade civil brasileira ainda era tipicamente portuguesa, apresentando forte desigualdade social, pois os portugueses controlavam toda a vida colonial; mesmo com muitas pessoas nascidas no Brasil, as leis, as estruturas políticas e econômicas, e a cultura eram portuguesas.

·         Começava a surgir entre os brasileiros um forte sentimento de inferioridade, pois se consideravam portugueses de segunda linha.

·         O sentimento de pertencer a uma sociedade portuguesa fortaleceu-se ainda mais com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.

 B)   O Brasil império:

       ·         A independência do Brasil em 1822 ocorreu sob a liderança de um príncipe português, Dom Pedro, éramos um povo mestiço sob o controle de uma elite ainda portuguesa.

       ·         A partir da 1ª constituição do Brasil, outorgada em 1824, tem início um lento processo de transformação social.

       ·         A sociedade civil procurava tornar-se mais brasileira, porém ainda convivia com os modelos sociais europeus, o sentimento de inferioridade se manifestava de forma diferente, em uma valorização excessiva de tudo o que vinha da Europa.


     C)   O Brasil república:

     ·        Com a proclamação da república em 1889, o Brasil finalmente começa a se tornar brasileiro, porém ainda com muita influência social europeia.

     ·         Neste período houve poucas manifestações em grande escala da sociedade civil: as revoltas tenentistas, a comuna de Manaus, a morte de Vargas, a marcha da família com Deus pela liberdade, algumas greves localizadas e principalmente a campanha das Diretas já em 1984.

     ·         Alguns sociólogos defendem a ideia de que somos uma sociedade cordial, somos um povo pacífico, pois não passamos por grandes traumas históricos (revolução francesa ou russa), nos acostumamos a aceitar as coisas passivamente.

·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 34 a 37.


Aula 3. A análise de Sérgio Buarque de Holanda: “Raízes do Brasil”.

·         Sérgio Buarque (1902-1982), sociólogo paulista, autor de “Raízes do Brasil”, defende a tese da natural cordialidade brasileira.

·         A colonização portuguesa do Brasil se processou a partir de valores de aventura, em oposição à valorização do trabalho.

·         A aventura e a busca pela riqueza eram mais bem-vindas ao colono do que o trabalho rotineiro e bem organizado.

·         Havia uma verdadeira ânsia de prosperidade sem custo e sem esforço, uma busca desenfreada de títulos, posições e riquezas fáceis.

·         Principais características:

ü  Espírito de aventura – O gosto pelo risco, o desleixo com a organização.
ü  Ética do mérito pessoal – o culto à personalidade, ao carisma pessoal.
ü  Família patriarcal – o poder do senhor de terras e escravos era quase absoluto.
ü  O homem cordial – relações baseadas em aspectos emotivos, pessoais.
ü  Outras características – personalismo, clientelismo e patrimonialismo.

·         A análise histórica se faz necessária, pois muito do que somos hoje enquanto povo e nação se constituiu através de elementos presentes nas várias fases de nossa história.


Aula 4. A formação da identidade brasileira: Brasil brasileiro?

·         A sociedade brasileira possui características próprias reconhecidas como típicas de nosso país, e não só o carnaval, o futebol ou a feijoada, mas um padrão de comportamento específico.

·         Ao mesmo tempo em que somos reconhecidamente um povo alegre, festivo, receptivo e criativo, também somos conhecidos com o um povo desorganizado, passional, individualista e corrupto, sem esquecer nossa maior marca que é o “jeitinho brasileiro”, a malandragem típica vista por uns como negativa e por outros como positiva.

·         Temos uma sociedade civil recente, com aproximadamente 127 anos, em processo de amadurecimento, com características que queremos e precisamos mudar, tais como:

o   Elitismo – As classes sociais com mais renda defendem o interesse de poucos.
o   Complexo de inferioridade – Consideramos sempre o que vem de fora melhor.
o   Ausência de participação popular – A falta de um sentimento social e prioridade ao pessoal.

·         A ausência de preocupações sociais é um dos mais graves problemas que encontramos no Brasil, salvo algumas ações comunitárias de ajuda, que só avançam quando tem o apoio da grande mídia, é muito raro vermos atitudes sociais de sucesso, alguns chegam mesmo a desprezar e desconfiar de pessoas que se dedicam ao social, com raciocínios do tipo: “ele deve estar ganhando algum para fazer isso”.

·         Não existe um rumo certo, um projeto social de desenvolvimento, cada um vai levando sua vida, se importando apenas com as pessoas mais próximas, qualquer preocupação social é vista como uma ilusão, algo abstrato que não faz parte do cotidiano.

·         A sociedade civil brasileira nem sabe o que quer ser.
                                                                         
·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 38 e 39.


Aulas 5/6. Análise de ambientes culturais: A família.

·         Modelo tradicional de família: pai, mãe e filhos.

·         Aspectos importantes para a manutenção da família tradicional: fidelidade, exclusividade, garantia de propriedade.

·         Podemos conceber a instituição familiar como:

o   Organização natural – Se é algo natural, então qualquer forma diferente da tradicional é “anti-natural”, ou seja, errado.

o   Determinação divina – A família é obra de Deus: “o que Deus uniu o homem não separa.” Qualquer forma diferente pode ser considerado ‘pecado”.

o   Produto histórico-cultural – A família não é natural, nem divina, mas algo construído culturalmente, cada sociedade adota aquilo que é conveniente para sua cultura.

·       Funções:

 


         * Transmissão dos padrões culturais vigentes.

         Desenvolvimento físico, psíquico e social.

         * Absorção e manutenção de valores ideológicos.

·      Influências:


         * Fatores econômicos. Ex: a mulher no mercado de trabalho.

         * Meios de comunicação de massa. Ex: exposição constante na mídia.

         * Instituições educacionais. Ex: aprendizagem cada vez mais precoce.


·         Segundo o psicanalista francês Jacques Lacan (Paris, 1901 – 1981), a família preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico através de três mecanismos básicos:
·         A primeira educação:
 


        * Os pais são os modelos de comportamento.

        * Os adultos tem poder sobre as crianças. (Autoridade).

        * Dependência física e psicológica quase total.

·         Aquisição da linguagem:

 


         * Ferramenta imprescindível.   
              
         * Possibilita a compreensão da realidade.

·         A repressão do desejo:

 


          * Ao nascer, a mãe é o mundo.

          * Tempo de espera para a satisfação dos desejos.

          * Limites impostos pela realidade, lidar com as frustrações.
                                                     
          * Repressão dos impulsos agressivos e eróticos. 


·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 47 e 48.



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