quarta-feira, 23 de novembro de 2016

RC de Sociologia 1º médio ETIP (3ºtrim)


  1. (0,3) As relações de trabalho se transformaram radicalmente ao longo da história da humanidade, com formas variadas. Quais as principais características do trabalho servil?


  1. (0,3) Com a globalização cada vez maior através dos avanços tecnológicos, em especial a internet, criou-se um novo campo de trabalho, baseado na obtenção e difusão rápida de informações, o chamado trabalho virtual. Cite pelo menos duas grandes características deste tipo de trabalho.


3.    (0,3) Explique o conceito de Solidariedade orgânica criado por Émile Durkheim para explicar a coesão social 


4.    (0,3) Segundo Karl Marx, o trabalho é a única forma válida de obter riqueza, como Marx define a força de trabalho no sistema capitalista?


5.    (0,3) Desde a revolução industrial existe a ideia de que as máquinas substituirão um dia o trabalho manual. Por que esta “previsão” não se concretizou?
         

6.    (0,3) A O trabalho virtual está em franco desenvolvimento no mundo atual, porém com sua rápida expansão as pessoas criaram alguns mitos sobre este tipo de trabalho.  Cite e explique um desses mitos criados sobre o trabalho virtual.


  1. (0,3) Atualmente o mercado de trabalho tem exigido bem mais qualificação dos seus candidatos. Que tipos de qualidades são necessárias para ser reconhecido como um profissional competente?


8. (0,3)Que características determinam a exclusão de pessoas do mercado de trabalho?


9.    (0,3) A estratificação social nada mais é do que a divisão de uma sociedade em classes. Existem três tipos básicos de estratificação, quais?


  1. (0,3) Em termos sociológicos qual a distinção entre diferenças e desigualdades?
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário