sábado, 12 de novembro de 2016

Revisão de conteúdo corrigida de Filosofia 1º médio ETIP (3º trim)

Tema: Platão: mitos e alegorias; Aristóteles: ética, política e lógica.
Objetivos: Verificação da assimilação dos conteúdos e da capacidade de relacionar e interpretar conceitos filosóficos trabalhados em sala.
Orientações: Texto à caneta, COM consulta, evitar rasuras.

  1. (0,3) A concepção platônica de realidade serviu de base para muitos filósofos posteriores. O que Platão entendia por Realidade?
Para Platão a realidade é dividida em dois níveis: o mundo sensível, material, que é uma cópia imperfeita do mundo inteligível, ou mundo das ideias perfeitas.

2(0,2) Platão utilizava mitos e alegorias para melhor explicar suas ideias, entre eles está o Mito de Er, o que Platão quer explicar ao usar este mito?
Platão utiliza este mito para explicar nossa passagem pelo mundo das ideias e como não podemos fugir das consequências de nossas escolhas, devemos, portanto escolher sempre o bem.

  1. (0,2) No mito da caverna de Platão há o relato de um prisioneiro que se liberta das amarras, o que este liberto representa e por que ele tem essa atitude?  
O liberto representa o filósofo, aquele que tem a coragem de olhar para outra direção, buscando a verdade e não se deixando guiar pelas sombras.

4(0,3) Cite pelo menos dois importantes princípios da vida moral segundo Aristóteles.
Por natureza aspiramos ao bem e a felicidade, só atingidas pela virtude.
A virtude é uma força interior de caráter, consiste na escolha consciente do bem.

  1. (0,3) Aristóteles considerava a justiça como a principal virtude do ser humano, que pode ser aplicada de três formas, quais são essas formas?
Distributiva, participativa e corretiva.

6(0,3) Segundo a ética aristotélica, como podemos julgar se uma ação é justa ou não?
         Através dos seus efeitos materiais, ou seja, pelas consequências reais.

7(0,4) Quais dos silogismos abaixo são raciocínios válidos?

a)Todo jogador juvenil é uma promessa de craque.
   Todo craque joga na seleção brasileira.  
    Logo, alguns jogadores juvenis jogam na seleção.
    VÁLIDO?  SIM (  X  )         NÃO (      )     

b) Se o conhecimento não for possível, a filosofia é inútil.
   Mas, a filosofia não é inútil.                                                               
   Logo, o conhecimento é possível.
    VÁLIDO?  SIM (  X  )         NÃO (      )   

c)  Não é verdade que a vida só faz sentido se Deus existir. 
     Mas , a vida faz sentido.  
      Logo, Deus não existe.
       VÁLIDO?  SIM (      )         NÃO (  X  )   
  
d)  Todo xiplytz tem gosto de menta..                                                                 
      Kabong tem gosto de menta.
Logo, todo Kabong é um Xiplytz.
        VÁLIDO?  SIM (  X  )         NÃO (      )


8(0,4) Assinale se a conclusão dos silogismos for Verdade (V) ou Falsidade (F).

a)Todos os assassinos merecem punição.           (  V  )
          Alguns maníacos são assassinos.                    (  V  )
           Logo, todos os maníacos merecem punição. (    )

      b) Alguns jogadores não são craques.       (  V  )
     Estes alunos são jogadores.                  (  V  )
     Logo, estes alunos não são craques.     (   F   )

c) Todo gato é um felino.                                  (  V  )                      
          Júlia acha Tom Cruise um gato.                   (  V  ) 
          Logo, Tom Cruise é um felino.                     (    )   

      d)  Nenhum tirano é amado.                (  V  )
     Dionísio é um terrível tirano.          (  V  )
     Logo, Dionísio não é amado.            (  V  )

  1. (0,3) O que é necessário para que um silogismo possa ser considerado científico?
Deve obedecer quatro regras, conforme elas as premissas devem ser: verdadeiras, primárias, inteligíveis e causa da conclusão.

10. (0,3) A lógica aristotélica institui três princípios fundamentais, um deles é o “princípio da não contradição”. Explique este princípio.

É impossível que um ser seja e não seja idêntico a si mesmo ao mesmo tempo e na mesma relação.

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