sábado, 12 de novembro de 2016

Revisão de conteúdo corrigida de Filosofia 2º médio ETIP (3º trim)

Tema: Filosofia do Renascimento, Maquiavel, nascimento da ciência, racionalismo e empirismo.
Objetivos: Verificação da assimilação dos conteúdos e da capacidade de relacionar e interpretar conceitos filosóficos trabalhados em sala.
Orientações: Texto à caneta, COM consulta, evitar rasuras.


  1. (0,3) Explique o que foi o Renascimento e por que teve esse nome.
O Renascimento foi um movimento de renovação cultural, racional e científica ocorrido na Itália no início do século XIV, inspirado na cultura greco-romana, rejeitava os valores medievais, considerando a Idade média como uma “idade das trevas”, abolida por um renascimento dos valores da antiguidade clássica.

2.  (0,3) Os valores do Renascimento eram opostos aos valores da idade média, uma de suas mais importantes doutrinas foi o Humanismo, explique o que era essa doutrina.
Doutrina segundo a qual o homem é o valor supremo e fonte dos valores, no renascimento designa um ideal de cultura e de sabedoria livre das limitações impostas pela igreja Católica.

  1. (0,3) Segundo Nicolau Maquiavel, qual é o grande objetivo da política?
O objetivo da política é a tomada e a manutenção do poder.

4(0,3) Na teoria política de Maquiavel encontramos uma frase ícone: “Os fins justificam os meios.” Explique essa ideia.
         Não importa os meios que utilizamos, sejam bons ou maus, desde que os     objetivos sejam atingidos.

5(0,3) Explique passo a passo como se constrói uma teoria científica.
Primeiro o cientista seleciona um fato, visto como um problema a ser resolvido, com a observação dos fatos criam-se hipóteses que devem guiar as experiências, essas experiências devem comprovar ou não as hipóteses, com resultados positivos, o cientista extrai leis necessárias que, ao serem encadeadas formam as teorias científicas.

6(0,3) Entre os pressupostos da ciência do século XVII está o pensamento mecanicista, explique.
O Universo é considerado uma grande máquina, aonde todos os seus elementos estão conectados.

  1. (0,3) A frase considerada símbolo do Racionalismo é o cogito de Descartes: “Penso, logo existo.”. O que Descartes queria dizer com isto?
A partir da dúvida metódica, podemos duvidar de tudo, menos do fato de que estamos duvidando, ou seja, pensando. Logo, a primeira verdade da ciência é a nossa existência como seres pensantes.

8. (0,3) Para os empiristas, ao nascer, nossa mente é como uma “folha em branco”. O que Hume quis dizer com isso?
Se adquirimos ideias apenas através das experiências sensíveis, então antes disso não temos nada na mente, sendo nossa mente como uma folha em branco.

  1. (0,3) Maquiavel analisa a política de forma radicalmente diferente de seus antecessores, em quê consiste essa diferença?
         Maquiavel parte da política real de seu tempo, não da ideal, ele prefere     escrever sobre como se faz política real e não como deveria ser segundo seus antecessores.

  1. (0,3) O Empirismo foi uma doutrina típica do século XVII, porém, mesmo eficiente, tinha problemas. Cite o principal problema teórico do empirismo.

Se as ciências dão apenas hábitos mentais, não possuem objetividade, o conhecimento empírico é uma ilusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário