quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Resumo Sociologia 1º médio ETIP (1º trim)


Aula 1. O que é Sociologia?



  • Duas meninas, Amala e Kamala, foram descobertas em 1921, numa caverna da Índia, vivendo com lobos. Essas crianças, que na época tinham dois e oito anos de idade, foram confiadas a um asilo e passaram a ser observadas por estudiosos. Amala, a mais jovem, não resistiu à nova vida e morreu um ano mais tarde. A outra, porém, viveu cerca de oito anos. Ambas apresentavam hábitos alimentares bem diferentes dos nossos. Como fazem normalmente os animais, elas cheiravam a comida antes de tocá-la, dilaceravam alimentos com os dentes e faziam pouco uso das mãos para beber e comer. Possuíam aguda sensibilidade auditiva e o olfato desenvolvido. Locomoviam-se de forma curvada, com as mãos apoiadas no chão. Kamala levou seis anos para andar de forma ereta e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de cerca de 50 palavras.



  • “O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-lobo da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”

   (Extraído de: DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez: 1990. p 16-17)
 

  • Os indivíduos só adquirem características realmente humanas quando convivem em sociedade com outros seres humanos, estabelecendo com eles relações sociais.


  • Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.



  • Sociologia = Ciência que estuda sistematicamente as relações sociais e as formas de associação, ou seja, estuda os grupos e os fatos sociais

  • Utilidades da Sociologia:

* Compreensão da dinâmica das relações cotidianas.

   ( Como nasce a sociedade? Como mantê-la? Como resolver conflitos?)

* Elaboração de políticas públicas.
   ( Planejamento das ações de governo)
* Análise de comportamentos sociais.
    ( Análise de ambientes por empresas, partidos políticos, igrejas)
* Incentivo à cidadania.
    ( Análise crítica, compreensão de problemas).





Aula 2. O eu na Revolução industrial.



·         Revolução industrial: Conjunto de transformações econômicas e sociais ocorridas inicialmente na Inglaterra a partir de 1760 (século XVIII) com a invenção das máquinas de fiar e de tear.



·         Principais características:

ü  Grande desenvolvimento tecnológico.

ü  Aceleração do processo produtivo.

ü  Substituição da produção agrária manual pela produção urbana mecanizada.

ü  Fortalecimento do sistema capitalista.

ü  Separação entre Capital e Trabalho

ü  Surgimento de uma classe operária.

ü  As oficinas artesanais dão espaço aos galpões do sistema fabril.



·         Principais invenções: Máquina de fiar (1764), máquina a vapor (1765), tear hidráulico (1769), tear a vapor (1780), barco a vapor (1803), locomotiva (1803), telégrafo (1835), fotografia (1839), motor a gasolina (1860), telefone (1876), luz elétrica (1879), automóvel (1885).



 FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



                                             1ª fase (1760/1860)               2ª fase (1860/1945)




Material usado                 Ferro e carvão                     Aço e ligas metálicas




Forma de energia            Vapor e hidráulica              Elétrica e petrolífera




Indústria predominante   Têxtil                                   Siderúrgica e outras



Países participantes        Inglaterra                 Alemanha,França,.                                         





Aulas 3. Os impactos sociais da revolução industrial.



  • A revolução industrial modificou drasticamente a vida das pessoas, trouxe novas responsabilidades, novas ideias, novas rotinas e principalmente novos problemas. Transformou totalmente a maneira de compreender e organizar a vida.



Antes da revolução                                         Depois da revolução



* Vida rural.                                                     * Vida urbana.

* Trabalho agrícola no campo.                       * Trabalho industrial nas fábricas.

* Atividades coletivas em família.                   * Atividades individuais separadas.

* Tempo: necessidades e vontades.              * Tempo: controle pela rotina fabril.

* Casas rústicas para 1 ou 2 famílias.            * Cortiços coletivos para 15/20 famílias.

* Teocentrismo: Deus é o centro.                   * Antropocentrismo: o homem é o centro.



                                                                         
               A partir da revolução industrial surge a necessidade de pensar a sociedade como objeto de estudo, foi preciso criar uma nova ciência com método próprio para isso: a Sociologia, que surgiu como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por essa revolução.

                                                                         

  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 11, 12, 13 e 15.


Aula 4. O surgimento da sociologia.



  • Ambiente propício ao surgimento da sociologia:
    • Cenário industrial urbano, com novas relações de trabalho.
    • Nova configuração econômica da sociedade capitalista ( mercado consumidor, salários, lucros,…)
    • Infra-estrutura precária em saúde, educação, moradia, transportes,…
    • Caos social com violência, alcoolismo, miséria e desorganização social.
Auguste Comte (França, 1798 – 1857):
    • Professor de matemática, filósofo e secretário de Saint-Simon, um socialista utópico; foi o primeiro a mencionar a necessidade de se estabelecer uma ciência responsável pela compreensão da sociedade.
    • Fundação da “Física social” com o objetivo de adaptar o método científico da física às ciências humanas e sociais.
    • Estabelecimento da Ciência positiva – o conhecimento científico é o único capaz de alcançar a verdade.
    • Principal lema: Ordem e progresso, com o objetivo de manter o controle para atingir o desenvolvimento, a ordem é a base do progresso, que é efeito da ordem.
    • O progresso da humanidade depende única e exclusivamente dos avanços científicos.



  • OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 20 e 21.

 Aula 5/6. Três clássicos da sociologia.



  • Émile Durkheim (França, 1858 – 1917):
    • Professor de sociologia que transformou a sociologia em ciência reconhecida.
    • Desenvolveu as regras do método sociológico.
    • O sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.
    • A sociedade é maior do que os indivíduos.
    • O principal objeto de estudo desta ciência são os “fatos sociais”.

 Fatos sociais:
    • São maneiras coletivas de agir, pensar e sentir impostas pela sociedade. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.
    • Características dos fatos sociais:
      • Exterior (existem fora da nossa mente).
      • Geral (Válidos para um grande número de pessoas).
      • Coercitivo (Exercem pressão sobre os indivíduos).

  

  • Karl Marx (Alemanha, 1818-1883):
    • Filósofo, jornalista e ativista político, vivencia as crises de 1848 e se mobiliza contra as condições desumanas dos trabalhadores, foi expulso da Alemanha, da França e da Bélgica por suas atividades políticas, passa a viver em Londres.
    • Para ele, o modo de produção, ou seja, as condições econômicas determinam a ação dos homens.

  

  • Max Weber (Alemanha, 1864-1920):
    • Professor universitário, estudou direito, filosofia, história  economia.
    • Ele funda a chamada “sociologia compreensiva”, considerando a ação individual como ponto de partida para se entender a realidade social.
    • Ação social: Conduta humana dotada de um significado subjetivo, de acordo com seu caráter social.
    • Segundo Weber há quatro tipos ideais de ação social:


1.        Racional com relação a um objetivo: Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.

2.        Racional com relação a um valor: Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.

3.        Emocional  ou afetiva: Reação emocional por medo, inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.

4.        Tradicional: Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de casamento, funeral.



  • A sociologia é uma ciência que pretende construir uma consciência capaz de analisar criticamente os problemas sociais, os teóricos citados formam a base dos conceitos sociológicos, suas ideias são válidas até hoje.

 OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 21 a 25.



Aulas 7/8. A construção da sociedade civil brasileira.



·         Sociedade civil refere-se ao conjunto das organizações e instituições cívicas voluntárias que servem como mecanismos de articulação de uma sociedade em funcionamento, por oposição às estruturas apoiadas pela força de um estado (independentemente de seu sistema político).

·         Para entendermos o processo de formação da sociedade brasileira, é necessário analisarmos sua evolução histórica.

A)   O Brasil colônia:


·         O processo de colonização do Brasil teve início em 1530 com a expedição de Martim Afonso de Sousa, os portugueses ocupam a terra, dominam os povos nativos e ainda trazem da África outro povo escravizado.

·         Inicia-se o período de produção de riquezas com a instalação dos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, muitos portugueses vêm ao Brasil para administrar engenhos e ocupar cargos políticos.

·         A descoberta de ouro na região das Minas Gerais trouxe milhares de portugueses ao Brasil em busca de enriquecimento rápido, surgem novas cidades.

·         A sociedade civil brasileira ainda era tipicamente portuguesa, apresentando forte desigualdade social, pois os portugueses controlavam toda a vida colonial; mesmo com muitas pessoas nascidas no Brasil, as leis, as estruturas políticas e econômicas, e a cultura eram portuguesas.

·         Começava a surgir entre os brasileiros um forte sentimento de inferioridade, pois se consideravam portugueses de segunda linha.

·         O sentimento de pertencer a uma sociedade portuguesa fortaleceu-se ainda mais com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808.

B)   O Brasil império:

  • A independência do Brasil em 1822 ocorreu sob a liderança de um príncipe português, Dom Pedro, éramos um povo mestiço sob o controle de uma elite ainda portuguesa.
  • A partir da 1ª constituição do Brasil, outorgada em 1824, tem início um lento processo de transformação social.

  • A sociedade civil procurava tornar-se mais brasileira, porém ainda convivia com os modelos sociais europeus, o sentimento de inferioridade se manifestava de forma diferente, em uma valorização excessiva de tudo o que vinha da Europa.


C)   O Brasil república:

  • Com a proclamação da república em 1889, o Brasil finalmente começa a se tornar brasileiro, porém ainda com muita influência social europeia.
  • Neste período houve poucas manifestações em grande escala da sociedade civil: as revoltas tenentistas, a comuna de Manaus, a morte de Vargas, a marcha da família com Deus pela liberdade, algumas greves localizadas e principalmente a campanha das Diretas já em 1984.

  • Alguns sociólogos defendem a ideia de que somos uma sociedade cordial, somos um povo pacífico, pois não passamos por grandes traumas históricos (revolução francesa ou russa), nos acostumamos a aceitar as coisas passivamente.


·         OBS: Ver textos da apostila Pitágoras páginas: 34 a 37.


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