quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Resumo Sociologia 2º médio ETIP (1º trim)


Aula 1. Ideologia e alienação: introdução.



  • O que é ideologia?



    • Sentido geral – Conjunto organizado e coerente de ideias que servem de referência para a conduta individual ou coletiva, motiva as pessoas a agirem. 
    • Exemplos: ideologias políticas (fascismo, socialismo, social-democracia,...), religiosas (catolicismo, protestantismo, carismáticos, ...), raciais (apartheid,..), econômicas (neoliberalismo, economia planificada,...), sociais (consumismo, individualismo,...).  



    • Sentido marxista – Consciência social de uma classe dominante, ou conjunto de ideias falsas e enganadoras destinadas a mascarar a realidade social aos olhos das classes dominadas, encobrindo as relações de dominação e de exploração . A ideologia torna o domínio das classes superiores natural à população.



  • As pessoas em geral acreditam que suas ideologias são as melhores soluções para os problemas sociais, defendendo-as ferozmente. Uma ideologia torna-se parte da identidade do indivíduo, definindo o modo como ele se mostra à sociedade.



  • O que é alienação? 



  • Origem – Palavra latina, vem do verbo “in alio”, que significa: separar-se de...



  • Sentido atual – Ser alienado hoje se refere à postura de indiferença do indivíduo diante das problemáticas sociais, tais como: corrupção, violência, desrespeito, imoralidade.

  • Sentido marxista – O trabalhador não se reconhece no produto que ajudou a criar, ele não vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir a sobrevivência. Segundo Marx, a alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista.

  • Exemplos de raciocínio alienante do senso comum:



    • Os pobres são pobres por sua própria culpa. (preguiça, ignorância).
    • Os pobres são pobres pela vontade divina. (destino pelo nascimento).
    • Os pobres são pobres por sua inferioridade natural. (justificativa natural para algo cultural). 



  • Ao ocultar as divisões sociais e políticas, a ideologia produz a ilusão social de que cada classe social tem um lugar natural determinado, fazendo com que as pessoas aceitem como naturais, corretas e normais as condições em que vivem, tornando-se alienadas.



  • Um dos mais graves resultados sociais desta alienação é a Anomia, que é o desrespeito generalizado pelas normas sociais e morais.


Aula 2. Ideologia e alienação.



  • Ver texto 1 – Conceito de ideologia e de alienação. (páginas 11 e 12).
  • Ver texto 2 – Ideologia e alienação. (páginas 12 e 13).
  • Ver exercícios 4 e 7 (pág. 13) e 9 e 10 (pág. 14).  



  • Grupos sociais criam ideologias para motivar seus integrantes e para expor/impor suas ideias a outros grupos.



                        AMBIENTE ----------  IDEIAS  ----------  AÇÃO





  • Segundo Marx, as classes dominantes:
    • Criam ideologias.
    • Manipulam a opinião pública.
    • Naturalizam as diferenças sociais.
    • Dominam as consciências.
    • Constroem uma ilusão social.


Aula 3. Alienação e Anomia.



·         Ver texto 3 – Alienação, anomia, ausência de sentido. (páginas 14, 15 e 16).



·         Ver exercício 16 da página 18 e exercício 24 da página 19.



·         Anomia – Estado social de ausência de normas, este conceito se refere sempre a relação entre os indivíduos e as forças de controle social.



Aula 4. Estrutura e superestrutura.



·         Ver texto 4 – Estrutura e superestrutura da sociedade. (página 17). 

  • O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo histórico.



  • Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA ou Estrutura econômica.



  • A Infraestrutura determina a Superestrutura.



  • SUPERESTRUTURA : Ideologias políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.

  • O grande problema do capitalismo é a posse dos meios de produção, monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua força de trabalho aos burgueses para sobreviver.


Aula 5. Propaganda e sociedade de consumo.



·        A Escola de Frankfurt



  • Um grupo de pensadores fundou em 1923 o “Instituto de pesquisa social” na Alemanha, com o objetivo de buscar explicações para as profundas transformações sociais ocorridas à época, dando ênfase aos aspectos culturais.



  • Panorama histórico: Período de expansão do capitalismo monopolista e das ideias socialistas e totalitaristas, logo após a 1ª guerra mundial (1914-1918) e a revolução russa (1917-1922).



·         Principais influências:

    1. O marxismo em suas várias formas (análise das formas de domínio).
    2.  A psicanálise de Freud, (análise dos comportamentos).                   

   

  • Nomes:



  * Max Horkheimer (1895-1973).

             * Theodor Adorno (1903-1969).

            * Walter Benjamim (1892-1940).
       * Herbert Marcuse (1898-1979).
        * Jurgen Habermas (1929- )
         * Erich Fromm (1900-1980).

  •  Questões:


                 * Entender as relações que movimentavam as massas.

            * Análise crítica dos meios de comunicação.
                 * Aperfeiçoar o movimento revolucionário marxista.
                 * Crítica à ideologia capitalista.          



  • Conceitos:



    1. Cultura de massa – Conjunto de manifestações culturais que não está ligado a nenhum grupo social específico, pois é transmitido de maneira industrializada para o público em geral por intermédio dos meios de comunicação de massa.
    2. Indústria cultural – Produção industrializada de bens culturais em larga escala para atender o grande público.




A indústria cultural vende cultura; para vendê-la, deve seduzir e agradar o consumidor; para isso não pode chocá-lo, provocá-lo, fazê-lo pensar, mas deve devolver-lhe com nova aparência, o que ele já sabe, já viu, já fez. O expectador “médio” é o senso comum cristalizado.



·         A indústria cultural inverte/subverte o sentido da arte:

1.    Expressão do talento do autor                     reprodução repetitiva.

2.    Momento de criação                                    produtos para o consumo rápido.

3.    Experimentar o novo                                   consagrar o padrão.

4.    Provocar, chocar, incomodar                       lazer e diversão, satisfazer os sentidos.



Aula 6. Propaganda e sociedade de consumo.



·        Ver texto1 – O papel da propaganda na sociedade de consumo. (pág. 26).

·        Ver texto 2 – Sociedades de consumo – Criando necessidades, (pág. 27, 28 e 29).

·        Ver exercícios 3 e 6 da pág. 29;  7,9,10,12,14 e 15 da página 30 e 17 e 20 da pág. 31. 





Aula 7. Análise dos meios de comunicação de massa.





·         Os programas de rádio/TV são feitos introduzindo uma divisão do público e dos horários, isto é feito para atender as exigências dos patrocinadores.



·         A desinformação é o principal resultado da maioria dos noticiários, assistir regularmente estes noticiários pode provocar na maioria das pessoas:



o   Falta de localização espacial – Perda das referências , China = Paraíba.

o   Falta de localização temporal – Perda da relação causa/consequência. Só existe o “Agora”.


  • A TV/rádio ( e a internet) podem oferecer-nos o mundo inteiro num instante, mas o fazem de tal maneira que o mundo real desaparece, restando apenas retalhos fragmentados de uma realidade desprovida de raiz no espaço e no tempo.

  • Efeitos da mídia 



      * Inversão entre a realidade e a ficção.

      * Dispersão da atenção, criando o hábito de pensar fragmentado.
      * Infantilização do público, que não suporta a distância temporal entre o
         desejo de consumir e a satisfação dele.
      * Autoritarismo – Intimidação social, com os especialistas  que nos ensinam a viver.



  • Com isso, a mídia transforma o público em uma massa inculta, infantil, desinformada e passiva.

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