quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Resumo Sociologia 3º médio ETIP (1º trim)


Aula 1. Sociologia: conceitos e panorama histórico.



  • A Sociologia estuda os fenômenos sociais em geral, quer sejam ou não percebidos como problemas.
  • A expressão Fenómenos Sociais designa os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento económico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc.
  • Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.



  • A Sociologia não pretende explicar tudo o que acontece na sociedade, parte de uma seleção intencional de fatos relativos ao conjunto das relações sociais possíveis de serem transformadas em uma representação da realidade. 

  • Problemas:

* O objeto de estudo é dinâmico, transitório.                       

* O pesquisador é parte do objeto que estuda, ou seja, não é neutro.
* Dificuldade de submeter as teses à experimentação.
* Influências políticas e econômicas no processo de pesquisa.





  • O primeiro marco histórico do surgimento da Sociologia foi sem dúvidas a instalação definitiva da sociedade capitalista a partir do século XVIII, com as revoluções científica, industrial e francesa.

  •  Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.





Aula 2. A sociologia de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).



  • De família judaica, Durkheim foi professor de sociologia na França, foi o principal responsável pela transformação da sociologia em ciência reconhecida como tal.



  • Obras:
    • Da divisão do trabalho social.
    • As regras do método sociológico.
    • O suicídio.
    • Educação e sociologia.



  • Durkheim desenvolveu o método científico da sociologia, sistematizando a ação do pesquisador e o objeto de estudo. O centro desse método é a ideia de que o sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.



  • A sociedade não é a simples soma dos indivíduos que a compõem, é um sistema que representa determinada realidade com características próprias.



  • Os “Fatos sociais” consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.



  • O caminho mais adequado para os estudos sociológicos é buscar identificar as causas de um fato social em outro fato social, ou seja, a resposta para os problemas sociais se encontram na própria estrutura social.



  • Características dos fatos sociais:



    • Exterioridade – As regras sociais, os costumes e as leis já existem antes das pessoas e agem sobre elas.
    • Generalidade – É social todo fato que é geral, que se aplica à todas ou a maioria das pessoas, é de natureza coletiva.
    • Coerção social – A força (pressão) que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.



Aula 3. As ideias sociológicas de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).



  • O principal mecanismo de coerção social é a educação, que impõe maneiras de ver, de sentir e de agir, tentando moldar as pessoas à imagem do meio social.



  • A educação teria com objetivo central a socialização das novas gerações. Estes jovens aprenderiam não apenas conteúdos escolares, mas a disciplina moral e a autoridade política (respeito e submissão), sendo assim um poderoso fator de manutenção da sociedade (coesão social).



  • UNIDADE garantida pelas SEMELHANÇAS de VALORES e IDEIAS, quando internalizados se tornam NATURAIS, perpetuando a UNIDADE.



  • Solidariedade:



    • Mecânica – Crenças e valores comuns, sociedades antigas/rurais, manter as tradições.
    • Orgânica – Divisão do trabalho, sociedades modernas/urbanas, coesão social complexa.



  • O mundo moderno caracteriza-se por uma redução na eficácia de determinadas instituições integradoras como a religião e a família, já que os indivíduos passam a se agrupar segundo suas atividades profissionais.



  • A multiplicidade de correntes de pensamento diluiu a coerção social, com isso há um senso de que a moral perdeu sua eficiência no controle da sociedade.



Aula 4. As ideias sociológicas de Karl Marx (Alemanha, 1818 – 1883).



  • Marx faz uma análise crítica radical da sociedade capitalista.



  • Foco sociológico:
    • As contradições básicas da sociedade capitalista.
    • As possibilidades de superação.



  • Conceitos:



  • Relações sociais de produção: São a base de toda estrutura social. Expressam as formas de organização dos meios de produção.



  • Materialismo histórico: Evolução das relações materiais de subsistência.



  • Matéria-prima + Instrumentos de produção = Meios de produção.



  • Meios de produção + Trabalho humano = Forças produtivas.



  • Forças produtivas + Relações de produção = Estrutura econômica.



  • O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo histórico.



  • Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA



  • A Infraestrutura determina a Superestrutura.



  • SUPERESTRUTURA : Ideologias políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.



  • O grande problema do capitalismo é a posse dos meios de produção, monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua força de trabalho aos burgueses para sobreviver.



Aula 5. Conceitos marxistas.



  • Mercadoria: É um objeto, uma coisa que, por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza ou a origem delas. Possui dois tipos de valores:



  • Valor de uso: A utilidade da coisa.



  • Valor de troca: O valor dado para comercialização.



  • O valor de troca deve ser calculado a partir da quantidade de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria.



  • No capitalismo, a força de trabalho foi transformada em mercadoria.



  • Fetiche da Mercadoria: Segundo Marx, a mercadoria tem um dom especial, ela oculta, como por encanto, a sua natureza de produto do trabalho humano e das relações sociais do processo de produção. O valor do produto perde a relação com o trabalho e ganha vida própria.



  • Alienação: O trabalhador não se reconhece no produto que criou ou ajudou a criar, ele não vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir a sobrevivência. A alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista. 



  • Mais-valia: Tempo de trabalho excedente em que o trabalhador produz mais do que o necessário para sua manutenção, propiciando a acumulação de capital nas mãos dos burgueses. A taxa de mais-valia é a expressão do grau de exploração da força de trabalho pelo capital. 



  • Obs: Ver apostila Pitágoras, páginas 13 e 14.



Aulas 6/7. A sociologia de Max Weber (Alemanha, 1864-1920)



  • Professor universitário, desenvolveu estudos de direito, filosofia, história e economia.




  • Principais obras:       A ética protestante e o espírito do capitalismo. (1905).

                                             Economia e sociedade. (1922).



  • Para Weber, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades.



  • Funda a chamada “sociologia compreensiva”, de caráter racionalista, considerando a ação individual como ponto de partida para a compreensão da realidade social.



  • Ação Social : Conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo, que orienta o agente de acordo com o comportamento dos outros, ou seja, o seu caráter social. Segundo Weber, há quatro tipos ideais, ou puros de ação social:



    1. Racional com relação a um objetivo : Projeto para agir. Ex: Um professor planejando a aula, um engenheiro desenhando a planta de um prédio.
    2. Racional com relação a um valor : Fidelidade a valores políticos, religiosos. Ex: um capitão que afunda com seu navio, um ataque terrorista.
    3. Emocional  ou afetiva: Reação emocional por medo, inveja, vingança,… Ex: brigas de torcidas.
    4. Tradicional : Ação por hábitos, crenças ou costumes. Ex: participar de cerimônias de casamento, funeral.



  A sociologia de Weber busca compreender a ação social através do sentido que o sujeito
 atribuiu à sua própria ação, ou seja, quer entender o sentido subjetivo das condutas sociais.



·         Weber analisa as regras e normas sociais como resultado do conjunto de ações individuais, das decisões pessoais. Ex: Uma religião existe por que muitas pessoas adotam estes valores, uma campanha comunitária acontece através da decisão pessoal de cada participante.



·         A análise do capitalismo :



·         A expansão do capitalismo moderno, cujo início ocorreu no século XIV com o renascimento comercial só foi possível a partir da expansão da religião protestante, em especial o Calvinismo, que pregava:



o   Ter lucro não era mais pecado, a usura era permitida.

o   O trabalho é o meio mais eficiente para se atingir a graça divina, a Salvação.

o   O ascetismo é valorizado, deve-se ter disciplina e auto-controle.

o   A prosperidade material é uma prova da predestinação, ou seja, algo que indica que Deus escolheu certa pessoa para ser salva.



 O protestantismo proporcionou a formação de uma nova mentalidade, um conjunto de valores e hábitos fundamentais que criaram um ambiente propício a expansão do capitalismo.



Obs: A reforma de Lutero teve início em 1517, e o Calvinismo surgiu em 1534.

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