quinta-feira, 22 de março de 2018

Resumo Sociologia 3º médio 2018 ETIP (1º trim)

Aula 1. Sociologia: conceitos e panorama histórico.

  • A Sociologia estuda os fenômenos sociais em geral, quer sejam ou não percebidos como problemas.
  • A expressão Fenómenos Sociais designa os fenómenos que decorrem da vida social e do comportamento humano, tais como os fenómenos económicos (desemprego, crescimento económico, inflação, riqueza e sua distribuição,...), demográficos (crescimento populacional, emigração e imigração, distribuição por faixas etárias), sociológicos, políticos, históricos, etc.
  • Uma sociedade não é apenas a soma dos indivíduos que a compõem, mas o conjunto de relações que ligam as pessoas.


  • A Sociologia não pretende explicar tudo o que acontece na sociedade, parte de uma seleção intencional de fatos relativos ao conjunto das relações sociais possíveis de serem transformadas em uma representação da realidade. 
  • Problemas:

* O objeto de estudo é dinâmico, transitório.                       

* O pesquisador é parte do objeto que estuda, ou seja, não é neutro.
    * Dificuldade de submeter as teses à experimentação.
    * Influências políticas e econômicas no processo de pesquisa.


    • O primeiro marco histórico do surgimento da Sociologia foi sem dúvidas a instalação definitiva da sociedade capitalista a partir do século XVIII, com as revoluções científica, industrial e francesa.

    •  Essas três revoluções modificaram o mundo e foram objeto de estudo de grandes pensadores, que criaram a sociologia como uma forma de entender e talvez resolver os novos problemas políticos e sociais criados por esses movimentos.

    Aula 2. A sociologia de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).


    • De família judaica, Durkheim foi professor de sociologia na França, foi o principal responsável pela transformação da sociologia em ciência reconhecida como tal.


    • Obras:
      • Da divisão do trabalho social.
      • As regras do método sociológico.
      • O suicídio.
      • Educação e sociologia.


    • Durkheim desenvolveu o método científico da sociologia, sistematizando a ação do pesquisador e o objeto de estudo. O centro desse método é a ideia de que o sociólogo deve ser imparcial, tratando os fatos sociais como “coisas”.


    • A sociedade não é a simples soma dos indivíduos que a compõem, é um sistema que      representa determinada realidade com características próprias.


    • Os “Fatos sociais” consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem.


    • O caminho mais adequado para os estudos sociológicos é buscar identificar as causas de um fato social em outro fato social, ou seja, a resposta para os problemas sociais se encontram na própria estrutura social.


    • Características dos fatos sociais:


      • Exterioridade – As regras sociais, os costumes e as leis já existem antes das pessoas e agem sobre elas.
      • Generalidade – É social todo fato que é geral, que se aplica à todas ou a maioria das pessoas, é de natureza coletiva.
      • Coerção social – A força (pressão) que os fatos sociais exercem sobre os indivíduos.


    Aula 3. As ideias sociológicas de Émile Durkheim (França, 1858 – 1917).

    • O principal mecanismo de coerção social é a educação, que impõe maneiras de ver, de sentir e de agir, tentando moldar as pessoas à imagem do meio social.

    • educação teria com objetivo central a socialização das novas gerações. Estes jovens aprenderiam não apenas conteúdos escolares, mas a disciplina moral e a autoridade política (respeito e submissão), sendo assim um poderoso fator de manutenção da sociedade (coesão social).

    • UNIDADE garantida pelas SEMELHANÇAS de VALORES e IDEIAS, quando internalizados se tornam NATURAIS, perpetuando a UNIDADE.

    • Solidariedade:

      • Mecânica – Crenças e valores comuns, sociedades antigas/rurais, manter as tradições.
      • Orgânica – Divisão do trabalho, sociedades modernas/urbanas, coesão social complexa.

    • O mundo moderno caracteriza-se por uma redução na eficácia de determinadas instituições integradoras como a religião e a família, já que os indivíduos passam a se agrupar segundo suas atividades profissionais.


    • A multiplicidade de correntes de pensamento diluiu a coerção social, com isso há um senso de que a moral perdeu sua eficiência no controle da sociedade.

    Aula 4. As ideias sociológicas de Karl Marx (Alemanha, 1818 – 1883).

    • Marx faz uma análise crítica radical da sociedade capitalista.

    • Foco sociológico:
      • As contradições básicas da sociedade capitalista.
      • As possibilidades de superação.

    • Conceitos:

    • Relações sociais de produção: São a base de toda estrutura social. Expressam as formas de organização dos meios de produção.

    • Materialismo histórico: Evolução das relações materiais de subsistência.


    • Matéria-prima + Instrumentos de produção = Meios de produção.

    • Meios de produção + Trabalho humano = Forças produtivas.

    • Forças produtivas + Relações de produção = Estrutura econômica.

    • O processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é para Marx, a principal atividade humana, é sua história social, é o fundamento do materialismo histórico.

    • Forças produtivas + Relações sociais de produção = INFRAESTRUTURA

    • A Infraestrutura determina a Superestrutura.


    • SUPERESTRUTURA : Ideologias políticas, doutrinas religiosas, códigos morais e estéticos, sistemas legais de ensino e de comunicação, conhecimento científico e filosófico.

    • O grande problema do capitalismo é a posse dos meios de produção, monopolizada pelos burgueses, só restando aos proletários vender sua força de trabalho aos burgueses para sobreviver.

    Aula 5. Conceitos marxistas.

    • Mercadoria: É um objeto, uma coisa que, por suas propriedades satisfaz as necessidades humanas, seja qual for a natureza ou a origem delas. Possui dois tipos de valores:

    • Valor de uso: A utilidade da coisa.

    • Valor de troca: O valor dado para comercialização.


    • O valor de troca deve ser calculado a partir da quantidade de trabalho socialmente necessário para a produção da mercadoria.

    • No capitalismo, a força de trabalho foi transformada em mercadoria.

    • Fetiche da Mercadoria: Segundo Marx, a mercadoria tem um dom especial, ela oculta, como por encanto, a sua natureza de produto do trabalho humano e das relações sociais do processo de produção. O valor do produto perde a relação com o trabalho e ganha vida própria.

    • Alienação: O trabalhador não se reconhece no produto que criou ou ajudou a criar, ele não vê no trabalho qualquer finalidade que não seja a de garantir a sobrevivência. A alienação faz os indivíduos perderem a consciência da vida e serem engolidos pelas diretrizes do sistema capitalista. 


    • Mais-valia: Tempo de trabalho excedente em que o trabalhador produz mais do que o necessário para sua manutenção, propiciando a acumulação de capital nas mãos dos      burgueses. A taxa de mais-valia é a expressão do grau de exploração da força de trabalho pelo capital. 

    • Obs: Ver apostila Pitágoras, páginas 13 e 14.



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